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A pandemia do
coronavírus pegou a todos de surpresa. No universo corporativo, as empresas
precisaram transformar-se rapidamente para atender às necessidades desse novo
cenário. O home office foi uma das primeiras medidas adotadas e, com ele,
termos como digital conquistaram seu espaço. Nessa nova
realidade, o relacionamento e a confiança entre colaboradores mudaram
completamente e os gestores precisaram adaptar-se rapidamente. A tecnologia
surgiu como uma grande aliada e o digital é a ferramenta da vez no mundo
corporativo. Descubra nesse
artigo como essa jornada de transformação digital comportamental é fundamental
nos dias de hoje e as marcas que ela deixará depois que a pandemia passar. Se até o início do mês de março eram poucos os trabalhadores brasileiros que tinham o ‘privilégio’ de fazer home office, a pandemia mudou o cenário. Prática até então pouco difundida no Brasil, essa mudança trouxe grandes impactos no dia a dia dos colaboradores e gestores. Um estudo, divulgado pela consultoria Betania
Tanure Associados (BTA), ouviu 359 empresas no Brasil e revelou que quase metade
delas adotou o modelo de home office diante dessa pandemia. Além disso, a
pesquisa apontou que 60% dos entrevistados destacam como maior desafio nesse
cenário a adaptação do que antes era feito presencialmente para um universo
virtual. Outra dificuldade levantada foi a gestão remota dos funcionários. O novo
momento pede uma mudança de comportamento de gestores e colaboradores nesse
meio digital. No home office, termos como transparência e confiança ganham
força e norteiam as relações de trabalho. Ao falar sobre
mudança digital, não é apenas a tecnologia a protagonista, mas também, e
principalmente, as pessoas. A partir de agora, flexibilidade, criatividade e
adaptação prometem ser comportamentos desse novo contexto profissional. A adoção em
larga escala do home office, somada ao contexto atual em que as pessoas
precisam ficar em casas com suas famílias, aproximou essas duas esferas:
pessoal e profissional. Essa será uma
das grandes transformações trazidas por essa pandemia. O momento é de focar em
um co-working residencial, onde o profissional consegue evoluir na profissão e
na vida pessoal ao formar uma rede ampla de cooperação. Empatia
entre profissionais e a valorização do lado humano tornam-se importantes
diferenciais nos colaboradores e gestores. E um grande
questionamento é: como ficam os resultados e o desempenho das pessoas nesse
contexto? Fora do escritório e sem a presença do gestor por perto, as
experiências e resultados de cada profissional serão o destaque e mais
facilmente notados, compartilhados e discutidos. Nesse ambiente
corporativo digital, muda a forma de relacionamento e de mensurar a
performance. A boa notícia é que os colaboradores devem ganhar produtividade ao
agregar mais qualidade de vida aos seus dias e conciliar com mais equilíbrio o
lado pessoal e profissional. Depois desta
experiência mundial com o coronavírus, as pessoas e empresas tiveram que
aprender e antecipar as transformações digitais. O fato é que
nada será como antes. A confiança, os valores e o comportamento das pessoas
serão imperativos para essa nova realidade, onde cresce a sinergia entre
empresas e pessoas, e a revolução do relacionamento. Aqui, mais uma
vez, o foco das empresas deve ser nas suas pessoas, criando um ambiente digital
de confiança, agradável e motivador para o desempenho das atividades. A
tecnologia surge como uma grande aliada. Nós, da Kyros Tecnologia,
sempre apostamos em uma jornada de transformação digital comportamental
dentro das empresas, visando a melhoria contínua. Isso requer a implantação de
um ecossistema leve e motivador, com foco nas pessoas e na criação de novos
hábitos saudáveis. Com o nome Lean Digital Gamification, essa jornada tem como base os princípios Lean-Agile associados à promoção da mudança de comportamento pela prática de processos leves, inteligentes e eficazes. Para isso,
utilizam-se ferramentas e soluções de tecnologia digital, desenvolvidas
especialmente para o sucesso desta jornada. Um dos recursos
mais usados é a gamificação, que promove a mudança de
comportamento por meio da aplicação de elementos e princípios de jogos para
diferentes contextos. Isso resulta em
experiências positivas e intrinsecamente motivadoras, com aumento da interação
social, da produtividade e da qualidade das ações executadas. Os recursos
tecnológicos precisam ser explorados da melhor forma para que as empresas
possam oferecer uma experiência mais prazerosa aos seus colaboradores nesse
período. O momento é de muitas incertezas e ainda não é possível saber quando
as coisas voltaram à rotina de antigamente. E com essa adoção em massa do home
office, a visão dos profissionais e gestores sobre essa modalidade de trabalho
está mudando. É provável que muitas organizações passem a adotá-la com mais
frequência mesmo depois da pandemia. Portanto, agora é o momento de
focar no relacionamento digital com as pessoas e no desenvolvimento de uma
relação de confiança. O mundo corporativo está em constante transformação,
mas o coronavírus trouxe mudanças significativas em um curto intervalo de tempo. As empresas que já focavam antes
nas suas pessoas e na adoção de tecnologias para simplificar o trabalho e
aumentar a produtividade tiveram vantagens neste momento. Aquelas que ainda não
estavam nesse cenário precisaram adaptar-se rapidamente ao novo contexto. Agora que você já está por dentro das transformações no universo corporativo depois dessa pandemia global e o papel da tecnologia nesse novo cenário, confira nosso infográfico comparativo entre as formas de trabalho convencionais e digitais.
Postado por
Raiz Fértil em
13 maio, 2020 Obrigado por entrar em contato com a Raiz Fértil, retornamos todos os nossos contatos o mais breve possível dentro do horário comercial. Você será atendido pelo Matheus nosso responsável técnico. Como podemos te ajudar?
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