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A pandemia e a crise provocadas pelo coronavírus afetaram o mundo não apenas nas questões de saúde, mas também na economia de muitos países. Para enfrentar esse momento de cautela e incertezas, as empresas estão se reinventando. Nesse cenário, soluções tecnológicas inovadoras ganham espaço e reforçam tendências de otimização de processos e aumento de produtividade. Esses são assuntos bastante discutidos nos dias de hoje, principalmente diante da adoção do home office por muitas empresas. Termos como transformação digital, Inteligência Artificial (AI, sigla em inglês) e gamificação, ou gamification, ganharam força no mundo corporativo. Porém, muitas empresas ainda têm dúvidas do que podem fazer
para dar um gás nos negócios e não perder clientes, mas sim ganhar novos. A boa notícia é que é possível ser inovador durante a crise.
Descubra nesse post as ferramentas que podem ajudar as organizações nesse
momento e aumentar a produtividade das equipes, enquanto a empresa atende o
cliente da melhor forma. Automatizar processos e atividades rotineiras traz uma série de benefícios às companhias, como maior produtividade, redução de chances de erros e ganho de eficiência nos departamentos. Duas excelentes ferramentas de automação proporcionadas pela AI, que aparecem entre as grandes tendências do momento, são os RPAs (Robotic Process Automation) e os assistentes virtuais. Em setores como comercial, Administrativo e Recursos Humanos, contar com RPA faz a diferença
no dia a dia, automatizando, por meio de robôs, tarefas simples e repetitivas, mas que muitas vezes demandam tempo. Já os assistentes virtuais, também chamados de chatbots, são uma excelente alternativa para tirar dúvidas frequentes de clientes e funcionários sobre assuntos diversos. É comum que os colaboradores de alguns departamentos percam muito tempo respondendo a perguntas, tanto de outros colegas quanto de consumidores ou pessoas interessadas no produto ou serviço da organização. Dessa forma, os chatbots são um ótimo aliado para melhorar a experiência do usuário, seja ele um cliente ou um funcionário. Ao automatizar esses processos, além de oferecer um relacionamento padrão e de qualidade usando a transformação digital, ainda é possível liberar os funcionários para focarem em atividades mais importantes e estratégicas para o negócio. A automação, seja
ela via RPA ou chatbot, é uma tendência que será cada vez mais adotada pelas companhias. Por que
não aproveitar esse momento para testar inovações como essa? Um site ou portal, muitas vezes, é a porta de entrada da sua
empresa para possíveis novos clientes. Na era do consumidor digital, eles desempenham um papel muito
importante e muitas vezes, determinante para uma tomada de decisão do cliente. É preciso que o site ou portal de uma organização tenha
qualidade, reúna todas as informações necessárias, seja intuitivo e fácil de
mexer, e tenha um atendimento online de qualidade para oferecer uma experiência
diferenciada. Uma dica essencial é focar em UX Design ou User Experience
(experiência do usuário) na hora de construir um site. Dessa forma, o visitante
terá a melhor experiência e maiores chances de fechar negócio, além de a sua empresa
transmitir credibilidade. O futuro é mobile, afinal, os dispositivos móveis já
conquistaram seu espaço. Dessa forma, com grandes negócios acontecendo pelo
celular, a sua empresa precisa ter um site responsivo. Site ou portal responsivo é aquele que se adapta a diferentes
dispositivos, como celular, tablet e computador, sem impactar a experiência do
usuário. Investir em sites responsivos é uma grande vantagem competitiva nos
dias de hoje. Os aplicativos também estão em alta. Sejam eles híbridos, nativos ou progressivos, os apps, hoje, fazem parte das estratégias de marketing digital da maioria das organizações. E esse isolamento provocado pela pandemia reforçou a importância dos aplicativos no nosso dia a dia. Seja para pedir comida em casa, ou fazer uma reunião de trabalho a distância, lá estão os apps facilitando processos. Como está a produtividade na sua empresa? Os profissionais estão engajados para fazer suas entregas no prazo e esforço previsto e com qualidade? Atualmente, existe uma série de metodologias e ferramentas para ajudar na gestão de projetos, que possibilitam, entre outras coisas, a enumeração das atividades e maior controle das entregas. Isso auxilia no
planejamento e realização das ações, considerando os limitadores de tempo e o
perfil de execução dos recursos. Uma metodologia que vem sendo cada vez mais explorada dentro das organizações é a gamificação. Ela ajuda a aumentar a produtividade e engajar os funcionários por meio do uso de estratégias de games, que dentre outras coisas, estabelece um objetivo claro para os colaboradores e os reconhecem por boas práticas do dia-a-dia em um sistema de feedback em tempo real. A gamificação é uma ótima alternativa para manter as equipes engajadas nos projetos da empresa mesmo trabalhando em home office, um dos grandes impactos dessa pandemia. Analisar o que está
sendo feito para a tomada de decisões mais assertivas visando o crescimento da
empresa é um grande diferencial na atualidade. Nesse contexto, ferramentas de Business Intelligence e seus relatórios detalhados surgem como uma importante ferramenta proporcionada pela transformação digital. Organizações de todos
os tamanhos e áreas de atuação podem se beneficiar desse recurso para estudar a
performance dos departamentos e ter indicadores em tempo real no momento de
tomar decisões. Com a crise provocada pela pandemia do coronavírus, dados e informações sobre o andamento do negócio são fundamentais para verificar os setores com melhor desempenho, os gargalos e fazer projeções futuras. Outra grande vantagem
do Business Intelligence é que seus dados podem ser acessados e compartilhados
rapidamente com todos os interessados. Com muitas empresas trabalhando no modelo home office, a distância física não é uma barreira para as ferramentas de BI. Afinal, tecnologia e negócios caminham juntos. Agora que você já sabe a importância de usar soluções tecnológicas inovadoras a favor das empresas nesse momento de pandemia e crise, baixe um infográfico completo para entender a diferença do processo convencional com o digital dentro das organizações.
Postado por
Raiz Fértil em
11 junho, 2020 Obrigado por entrar em contato com a Raiz Fértil, retornamos todos os nossos contatos o mais breve possível dentro do horário comercial. Você será atendido pelo Matheus nosso responsável técnico. Como podemos te ajudar?
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