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A pandemia global do coronavírus e o
cenário de crise enfrentado pelas empresas trouxeram impactos significativos
para o mundo corporativo. Mudanças como a adoção em larga
escala do home office e o uso de ferramentas digitais no dia a dia impactaram a
produtividade e a rotina dos negócios. Além disso, com diversas restrições
em relação ao contato físico e com orientações de isolamento social, a relação
com os clientes também sofreu alterações. Nesse novo cenário, a transformação
digital tornou-se determinante para que empresas de todos os tamanhos e
segmentos possam manter-se competitivas no mercado. Como a sua organização está
enfrentando esse momento de tantas incertezas? O que pode ser feito para
reverter os impactos negativos da pandemia? Como reter clientes e manter o
faturamento mesmo durante a crise? Descubra nesse post o papel e a
importância da tecnologia nessa hora e como a sua empresa pode reter seus
consumidores e dar a volta por cima com as estratégias certas. Conheça o seu público-alvo Uma pesquisa do Mercado
Livre
revelou um aumento de 39% no número
de buscas na plataforma por usuários, do final de fevereiro ao começo de maio
deste ano. O tempo médio de cada sessão cresceu 17% nesse período. Entender as dores, desejos e
necessidades do seu mercado-alvo é essencial em qualquer época, mas em momentos
de crise isso é ainda mais importante. A partir de estudos e análises, é
possível determinar com clareza como o seu negócio pode ajudar os clientes e
oferecer uma experiência positiva. Ferramentas de Business Intelligence
(BI) podem trazer dados e informações atualizadas e consistentes para
compreender o comportamento do consumidor, fazer projeções e tomar decisões
mais assertivas. Afinal, é mais barato para a empresa
investir em manter clientes antigos do que conquistar novos. Focar na
fidelização é crucial para garantir a sobrevivência das organizações nessa
fase. Aposte em pensamentos disruptivos O que a sua empresa pode fazer de novo ou diferente dos concorrentes para atrair e fidelizar mais clientes? Uma dica importante é, a partir do conhecimento do seu público-alvo, oferecer algo inovador. Para isso, realize pesquisas e
converse com seus consumidores. Outro ponto é apostar em parcerias para
oferecer um produto ou serviço diferenciado. Estratégias de marketing digital
também fazem a diferença em momentos de crise. Movimente as suas mídias
sociais, poste conteúdo de qualidade, interaja com sua audiência e desenhe uma
estratégia de anúncios consistente. Por fim, não esqueça de pedir
feedbacks dos seus clientes e ouvir o que eles têm a dizer sobre a experiência
com a sua empresa. Ferramentas digitais para
aproximar-se das pessoas Na nova era do consumidor digital, somada às mudanças decorrentes da pandemia que vivemos, as empresas precisaram adaptar-se para continuar oferecendo uma boa experiência aos seus clientes e colaboradores. Aproveitar os benefícios da transformação digital, das ferramentas digitais e do mobile é muito importante neste momento. Confira atitudes fundamentais que devem ser adotadas pelos negócios. 1.
Se as reuniões eram em sua maioria presenciais antes, chegou o momento
de investir em vídeos conferências. O isolamento social e a adoção do
home office em grande escala fizeram com que a opção por reuniões em vídeo
torne-se uma necessidade. O atendimento ao cliente e a sua
experiência de pré e pós-venda também deve ser online e diferenciada neste
momento. 2.
Faça vendas online, aposte em boas imagens e vídeos para divulgar seus produtos
e serviços, e detalhe bem o que a sua empresa tem a oferecer. Com as restrições para sair de casa,
as pessoas estão comprando e pesquisando mais online. Esse é o momento de
investir nas suas estratégias digitais. Caso a sua empresa ainda não tenha
uma, foque esforços em entender esse ambiente e tirar vantagens de tudo o que
ele tem a oferecer. 3.
Que tal apostar em uma loja virtual? Se o seu negócio permite esse
passo, chegou a hora de pensar nessa possibilidade. Uma dica importante aqui é seguir as boas práticas de responsividade e mobile, além de contratar um bom parceiro para a construção do site. De acordo com o relatório mundial The Global Mobile Report, as pessoas passam de 30 a 40 horas semanais conectadas no celular. Dessa forma, a sua empresa irá
atrair mais pessoas e fechar mais negócios. Como fica a produtividade da
equipe e os treinamentos dos novos colaboradores? Um dos grandes medos dos gestores em um cenário de crise e tantas mudanças está relacionado aos impactos disso na produtividade. Afinal, a experiência e retenção dos
clientes estão diretamente relacionadas com o desempenho dos funcionários da
organização. O home office não é desculpa para uma queda na produtividade. Afinal, hoje em dia existem diversas ferramentas digitais e recursos tecnológicos disponíveis para manter a produtividade elevada, como: Transformação digital: o que
esperar para depois da pandemia? Os impactos da pandemia no mundo
corporativo ainda são difíceis de prever. O fato é que muitos serviços que
foram transformados em digitais nesse momento de crise terão a possibilidade de
voltar ao normal. Porém, o comportamento do consumidor
foi fortemente impactado por esse novo cenário e a tendência é que essa
transformação digital permaneça depois da pandemia. Portanto, continuar investindo em
ferramentas digitais e buscar oferecer a melhor experiência digital aos seus
consumidores será uma necessidade crescente nas organizações. Some-se a isso o fato de que ser um
empreendedor digital gera custos mais baixos para as empresas, além de
facilitar o controle dos processos. Agora que você já sabe o papel da transformação digital e como a tecnologia pode ajudar na retenção de clientes na crise, baixe um infográfico sobre a diferença do processo convencional e digital nas organizações.
Postado por
Raiz Fértil em
1 julho, 2020 Obrigado por entrar em contato com a Raiz Fértil, retornamos todos os nossos contatos o mais breve possível dentro do horário comercial. Você será atendido pelo Matheus nosso responsável técnico. Como podemos te ajudar?
Como reter clientes durante a crise?
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