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A transformação digital vinha transformando o mindset das
empresas, mas a crise
do Covid-19 atropelou toda a economia global. Um dos segmentos da tecnologia que mais se destacaram foi
o de produtos e serviços gerenciados de suporte de TI que adotaram o home
office em milhares de empresas. Ou seja, se a maioria das empresas teve de repensar seus
modelos de negócios, não seria diferente para aquelas que atuam com ferramentas digitais. Por conta disso, todas as projeções de
crescimento de investimentos em TIC em 2020 tiveram de ser revistas. A previsão
inicial da IDC para o mercado de TIC na América Latina
em 2020, que antes da
COVID-19 era de crescimento de mais de 7% em relação a 2019, agora é de baixa
de 4% ou mais. Além disso, a
redução somente no setor de TI pode alcançar mais de US$ 15 bilhões em 2020. O mercado de TI deve
cair 3,7% na América Latina e 1% no mercado brasileiro, segundo a IDC Brasil. Mesmo com a crise do Covid-19, a América Latina é a
região mais otimista em relação aos outros continentes. Nos últimos meses, o mundo tem vivido
uma verdadeira revolução nas relações das pessoas com a tecnologia e como ela
integra-se à nossa rotina. As mudanças causadas pela crise da pandemia aceleraram a cultura
digital do cidadão e do consumidor, assim como os processos digitais dentro das
organizações. Algo que levaria anos para acontecer, ocorreu em 5 meses. Outra tendência antiga, mas que
vinha avançando com lentidão, é o trabalho de qualquer lugar (anywhere office). De uma hora para
outra, as empresas buscaram adaptar-se a uma nova realidade, em que todos estão
trabalhando de suas casas. E com a mesma eficiência, produtividade e
colaboração que antes por meio de
ferramentas digitais. A sincronização entre contas em
qualquer dispositivo ajuda a solucionar qualquer problema. Implementar
automação nos processos pode oferecer agilidade, eficiência e qualidade a muitas atividades. Além disso, vai reduzir custos e aumentar a produtividade,
auxiliando os profissionais na otimização de seus departamentos. 1. A automação nas áreas operacionais, que demandam tempo para
realização de processos de praxe, repetitivos e mecânicos, pode ser agilizada
por robôs. Ou mais precisamente por softwares programados para executar tarefas
administrativas. 2.
Computação móvel é um termo que se refere a uma
variedade de dispositivos que permitem que as pessoas acessem dados e
informações de onde quer que estejam. A computação móvel transporta dados, voz
e vídeo pela rede por meio de dispositivos móveis. Estes dispositivos podem ser
conectados a uma rede local (LAN) ou podem tirar proveito da tecnologia Wi-Fi
ou sem fio, conectando-se por uma rede local sem fio (WLAN). Os serviços de
telefonia móvel também fornecem computação móvel em seus planos de serviço. Existem
muitos benefícios para a computação móvel, incluindo a capacidade de obter
instruções, divertir-se quando entediado, fazer negócios e muito mais. 3. A nova era do consumidor
digital -Desde
o surgimento da internet, o processo de decisão de compra não é mais linear. São
inúmeros canais, fatores e variáveis que influenciam a jornada de compra do
cliente, que procura obter uma série de informações decisivas sobre um produto
muito antes de entrar em contato com a loja. A era digital mudou
o comportamento do consumidor mas será que a sua empresa está usando essas
mudanças a seu favor? Clientes potenciais chegam às empresas
em busca de conteúdo relevante. Se por um lado eles modificam esse espaço com seus
comportamentos de usuário ao mesmo tempo que consomem conteúdo, as empresas
também tornaram-se consumidoras de informação e não só geradoras. Isto traz um desafio muito maior nessa dinâmica
tecnológica que se desenrola e na interação
com o cliente on-line. Outra mudança de hábito fundamental que tem ocorrido é na
relação do consumidor com o varejo. A pandemia levou uma legião de consumidores
a buscar alternativas no e-commerce. Uma pesquisa da NZN Intelligence de março aponta que 71% dos
brasileiros buscavam aumentar o volume de compras on-line após o início da
pandemia. 4. A
tecnologia facilita a comunicação – As tecnologias estão alterando a forma de comunicação
das pessoas. Com a acessibilidade da internet e dos aparelhos móveis, como
celular no bolso ou tablet na mochila, a comunicação circula em velocidade
impressionante. A verdade é que, em
termos de evolução tecnológica e comunicação, o futuro já começou. As novas
tecnologias da comunicação estão reinventando o jeito de nos comunicarmos,
elevando-nos gradativamente a um nível de conectividade humana nunca
vivenciado. Todos devem utilizar as novas
formas de comunicação para estabelecer vínculos com seu público, favorecendo o
diálogo e, consequentemente, bons resultados nos negócios e, principalmente,
boas relações. O Gartner identificou as principais tendências da tecnologia de
dados e análises (D&A) para 2020, que podem ajudar os
profissionais do setor a navegar na resposta e recuperação do Covid-19 e
preparar-se para uma redefinição pós-pandêmica. Veja algumas delas: Até 2024, 75% das
organizações passarão do teste piloto para a inteligência artificial
operacional (IA), levando a um aumento de 5 vezes nas infraestruturas de dados
e análises de streaming. No contexto atual da
pandemia, técnicas de IA como aprendizado de máquina (ML), otimização e
processamento de linguagem natural (PNL) estão fornecendo insights e previsões
vitais sobre a propagação do vírus, a eficácia e o impacto de contramedidas. Até 2023, mais de 33%
das grandes organizações contarão com analistas praticando inteligência de
decisão, incluindo modelagem de decisão. Esse tipo de inteligência reúne várias
disciplinas, como gerenciamento e suporte a decisões. O Gartner cunhou o
termo “X analytics” como um termo abrangente, em que X é a variável
de dados para diferentes conteúdos estruturados e não-estruturados, como
análise de texto, vídeo e áudio. Durante a pandemia do
COVID-19, a IA tem sido fundamental para pesquisar milhares de documentos,
fontes de notícias, publicações nas mídias sociais e dados de ensaios clínicos.
Tudo isso para ajudar
especialistas em saúde pública e médica a prever a disseminação de doenças,
planejar capacidade, encontrar novos tratamentos e identificar
vulnerabilidades. O gerenciamento de
dados aumentado usa técnicas de Machine Learning e IA para otimizar e melhorar
as operações. Ele também converte os metadados do uso em auditoria, linhagem e
relatórios para alimentar sistemas dinâmicos. Os produtos de
gerenciamento de dados aumentados poderão examinar grandes amostras de dados
operacionais, incluindo consultas reais e dados de desempenho. Até 2022, os serviços de nuvem pública serão essenciais
para 90% da inovação de dados e análises. À medida que os dados
e as análises passam para a nuvem, os líderes desses setores ainda lutam para
alinhar os serviços certos aos casos de uso corretos, o que leva a um aumento
desnecessário da governança. As tecnologias
Blockchain abordam dois desafios em dados e análises. Primeiro, a blockchain
fornece toda a linhagem de ativos e transações. Segundo, oferece transparência
para redes complexas de participantes. Fora dos casos
limitados de uso de bitcoin e contrato inteligente, os sistemas de gerenciamento
de banco de dados contábeis (DBMSs) fornecerão uma opção mais atraente para
auditoria de fontes de dados em uma única empresa. O
investimento em inovação e tecnologia deve ser algo contínuo. O segredo do
sucesso são suas tentativas e sua persistência para que o negócio tenha bons
resultados e você possa aproveitar os benefícios que a tecnologia pode trazer. Então, está preparado para as
transformações tecnológicas que ganharam espaço na era do Covid-19? Está na
hora de investir em tecnologia na sua empresa para garantir o seu futuro. Venha
conversar com nossa equipe.
Postado por
Raiz Fértil em
30 julho, 2020 Obrigado por entrar em contato com a Raiz Fértil, retornamos todos os nossos contatos o mais breve possível dentro do horário comercial. Você será atendido pelo Matheus nosso responsável técnico. Como podemos te ajudar?
Veja o poder da tecnologia para enfrentar a crise do Covid-19
Vantagens
que a área de tecnologia oferece
Principais
tendências de tecnologia de dados e análises para a pós-pandemia
Tendência
1: IA mais inteligente, rápida e responsável
Tendência
2: Inteligência de Decisão
Tendência
3: X Analytics
Tendência
4: Gerenciamento de dados aumentado
Tendência
5: A nuvem é um dado
Tendência
6: Blockchain em dados e análises
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