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A área de
e-commerce cresce constantemente e alavanca negócios em todo o mundo. A
praticidade que comprar pela internet representa, bem como as tendências
tecnológicas, as mudanças no comportamento do consumidor e de uso do mobile,
puxam um mercado cada vez mais promissor. Com a correria do
dia a dia, aliás, cada vez mais consumidores recorrem a esse meio de compras
pela comodidade. Veja qual o foco do seu negócio ou mesmo se é possível inovar
por meio dessas medidas em que ela pode ajudar: Controle de
estoque Caso trabalhe com
produtos, o que é mais comum, a automação pode auxiliar no controle de estoque,
já que ter produtos de prontidão e garantir o que está vendendo é muito
importante para satisfazer, ser bem avaliado e fidelizar clientes. É importante ter
um bom controle correto, noção de quantidade, tipos e especificações de produto
para não vender produtos que estejam em falta prometendo prazos que não poderão
ser cumpridos ou mesmo o mesmo produto para mais de um cliente ao mesmo tempo. Se você trabalhar
com equipes de venda e seu negócio for maior, por exemplo, isso pode ser ainda
mais imprescindível, pois mais de um representante pode estar em campo fechando
uma venda em cima do mesmo estoque disponível. Por isso, acompanhar
em tempo real a movimentação dele e fazer atualizações automáticas, dando
“baixa” em eventuais vendas, ajudará a ser mais adequado em seu processo de
vendas. Fluxo de
pagamentos Outra coisa em
que a automação pode ajudar é na questão de pagamentos, que recebe essencial
atenção no e-commerce. Uma etapa que exige segurança e organização para passar
credibilidade ao consumidor e garantir o fechamento da venda. Gerenciar as
etapas, informações, dados e automatizar, no caso daqueles sistemas que
permitem já ter comodidade, conforme a escolha do cliente, pode ser um grande
diferencial positivo. Usar uma
plataforma de pagamento automatizada, em que ele tem às vezes a opção de já
deixar os dados salvos, na plataforma, para agilizar as próximas compras pode
ser algo interessante para o seu público-alvo. Essa etapa
precisa ser segura e intuitiva, pois na compra on-line o cliente faz tudo
“sozinho”, então precisa ser bem assistido por tecnologia de ponta, que seja
segura e prática. Logo, a automação
pode ajudar nesse sentido, permitindo muitas vezes ampla integração de
funcionalidades nos sistemas de pagamento on-line e com o mobile, bem como
envio automático de comprovantes por SMS, e-mail, entre outras possibilidades. Estratégias de
marketing e precificação A automação pode
auxiliar também no marketing. Ela pode estar presente em automação de e-mails e
gestão da base de clientes, para oferecer as melhores ofertas, mais ajustadas
ao perfil do consumidor, bem como com a melhor precificação mediante estudo e
planejamento. Automação permite
gerenciar melhor o fluxo, o banco de dados, o disparo e envio de e-mails
marketing e ofertas, cadência, ofertas pontuais -exemplo: um e-mail marketing
para cada oferta, anunciar as novidades e assim por diante, tendo em vista que
o e-commerce é um mercado amplo em que pode haver muitas oportunidades e grande
segmentação de clientes, tendo cada um perfil. E isso pode
aumentar e ser ainda mais oportuno em demandas sazonais. É o caso de datas como
Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e assim por diante. Para se ter uma
ideia das oportunidades para vendas, segundo dados divulgados a partir de
levantamentos realizados pela ABComm -Associação Brasileira de Comércio
Eletrônico- e pela consultoria Ebit/Nielsen -veja a notícia aqui, a expectativa é de que para a Black Friday haja
faturamento acima de R$ 3 bilhões -aumento de 18% em relação a 2018- neste ano. Você pode
perguntar para o cliente se ele quer receber promoções, cadastrar seu e-mail e
telefone, enviar mensagens de texto e outros tipos de comunicação, sendo que
uma ferramenta programada para automação garante que se dispare o que precisa
na hora certa e que os clientes recebam as abordagens no tempo certo e se faça
melhor gestão. Normalmente, em automação de marketing, existem etapas como: o
disparo, o 2º envio e assim por diante, sendo que com a
ajuda da automação garante-se um fluxo lógico e coerente que auxilie nas
vendas. Sem contar que pode ter integração nos e-mails marketing para o site e
loja virtual, assegurando melhor fluidez em processos. Atendimento ao
cliente e rastreamento de pedidos Por
fim, a automação pode ajudar por meio de chatbots, por exemplo, que
podem oferecer um atendimento mais ágil aos clientes, para tirar dúvidas e
encaminhar respostas ou soluções on-line. Outra coisa em que ela pode ser muito útil é no rastreamento de pedidos, permitindo de forma automatizada acompanhar o andamento das entregas, podendo não só, muitas vezes, disponibilizar essas informações em um sistema ou site de forma bem prática para os clientes. Como também disparar a eles mensagens e avisá-los sobre o processo, o que pode até mesmo evitar desencontros, reclamações ou possíveis gastos desnecessários com tempo e deslocamento em caso de agendamento frustrado -aproveite e -veja como IA e mobile, juntos, podem otimizar a experiência do cliente. E aí, interessado
em implementar automação em seu e-commerce? Percebeu a importância e os
diferenciais dessa tecnologia? Então fale com a Kyros! Podemos te ajudar!
Postado por
Raiz Fértil em
23 outubro, 2019 Obrigado por entrar em contato com a Raiz Fértil, retornamos todos os nossos contatos o mais breve possível dentro do horário comercial. Você será atendido pelo Matheus nosso responsável técnico. Como podemos te ajudar?
Automação no e-commerce
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