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O termo Business Intelligence (BI), ou, em português, Inteligência de Mercado, está em alta nas organizações. Com a transformação digital, a tecnologia tornou-se uma grande aliada das empresas na hora de pensar no planejamento estratégico e aumentar a produtividade. Dessa forma, investir em BI e em Advanced Analytics (análises avançadas) proporciona uma vantagem competitiva importante às companhias. Com dados e informações em tempo real sobre o mercado e seus
clientes, as empresas tomam decisões, desenham estratégias e realizam projeções
mais assertivas. Em meio à crise que os negócios enfrentam neste momento, contar com ferramentas e soluções de Inteligência de Mercado é uma excelente forma de alavancar os resultados e aumentar a lucratividade. Descubra nesse post o que é Business Intelligence, como ela funciona e suas vantagens para as organizações. Você sabia que empresas que se dedicam regularmente à Inteligência de Mercado possuem uma importante vantagem competitiva? Isso acontece porque o Business Intelligence consiste em uma estratégia que busca coletar informações e dados, organizá-los e, a partir daí, gerar insights e análises para a construção de um planejamento estratégico. Entre os temas que podem ser analisados pela Inteligência de Mercado estão os produtos ou serviços oferecidos, os seus concorrentes, o mercado em que o seu negócio está inserido e o desempenho do departamento de marketing e vendas, entre muitos outros pontos. A vantagem competitiva de investir em BI está na riqueza das informações levantadas e nos insights que são proporcionados a partir dessas análises. Graças a isso, os gestores e empresários conseguem tomar
decisões assertivas para o futuro da organização. Com a transformação digital e a tecnologia cada vez mais presente no mundo dos negócios, as corporações vêm valorizando esse tipo de estratégia e colhendo os seus benefícios. Entre as vantagens podemos destacar, além de um planejamento estratégico mais consistente e alinhado com o mercado, o aumento da produtividade dos colaboradores e a maior integração entre as áreas da empresa. A
transformação digital
e o uso da tecnologia em todos os departamentos de uma empresa impacta o
negócio como um todo. Hoje,
é possível integrar os setores da organização, facilitar a troca de
informações, realizar conexões e análises mais profundas, desenvolver novas
estratégias de marketing e oferecer uma experiência diferenciada aos seus
clientes por meio das inovações tecnológicas. Em um mercado cada vez mais competitivo, diferenciar-se é fundamental. O Business Intelligence torna-se decisivo nesse cenário e permite às empresas compreender melhor o universo em que estão inseridas. Isso sem dizer que Inteligência de Mercado pode ajudar a sua empresa a tomar um rumo em meios a tantas mudanças. A pandemia do coronavírus e todas as transformações que aconteceram em decorrência disso mostraram o papel da tecnologia na nossa sociedade e exigiram uma movimentação grande neste sentido por parte das empresas. Na
hora de coletar informações dos clientes e do mercado, existem diferentes
métodos que podem ser utilizados. Confira os principais. Essas
ferramentas podem ser configuradas de acordo com o cenário atual e os objetivos
da empresa ou de um departamento específico para entregar informações
relevantes em cada momento. Entre
essas técnicas avançadas podemos citar a análise semântica, análise de
gráficos, eventos complexos, correspondência de padrões, mineração de dados,
entre outras. Para
definir a melhor forma de coletar os dados para análise e predições, o primeiro
passo é definir a estratégia que será utilizada. As informações podem ser
reunidas pelo próprio time de inteligência da empresa. Porém,
dependendo do objetivo e das necessidades específicas da organização, também é
possível terceirizar essa prática ou buscar suporte em soluções tecnológicas
para se chegar às informações corretas. Dois
passos são fundamentais nesse momento: 1. Montar uma rede interna para coleta de
dados: É muito importante motivar colaboradores-chave para estabelecer uma rede
interna de busca de informações informal. Dessa
forma, cria-se o hábito entre as equipes de coletar dados e analisá-los antes
de tomar decisões que impactam os resultados da companhia. 2. Definir ferramentas para armazenamento e recuperação das informações para que esses recursos possam apoiar todo o processo. Agora que você já sabe o que é Inteligência de Mercado e seus benefícios para as empresas, baixe nosso guia completo para investir em BI. Com ele, será possível rastrear e analisar quais as soluções mais eficazes para atingir os melhores resultados na sua empresa.
Postado por
Raiz Fértil em
25 junho, 2020 Obrigado por entrar em contato com a Raiz Fértil, retornamos todos os nossos contatos o mais breve possível dentro do horário comercial. Você será atendido pelo Matheus nosso responsável técnico. Como podemos te ajudar?
Por que investir em Inteligência de Mercado é tão importante?
O que é Inteligência
de Mercado?
Como a transformação
digital impacta nos seus negócios?
Onde posso captar dados dos meus
clientes?
Quais as melhores práticas de
coleta?
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