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Oferecer uma melhor
experiência ao cliente e aumentar a produtividade das equipes são duas metas de
toda empresa. Nesse cenário, a automação de processos por meio de chatbots
surge como uma excelente oportunidade. Ao apostar nessas
ferramentas digitais, investir em UX (user experience) e UI (user interface)
é fundamental para que os resultados sejam positivos e essa automação torne-se
uma verdadeira vantagem competitiva para o negócio. A Mobile Time realizou um
Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019, envolvendo 85 empresas
brasileiras que desenvolvem essa ferramenta. A pesquisa revelou que foram
desenvolvidos mais de 60 mil bots por essas empresas em 2019, o que representa
um aumento de mais de 250% em relação a 2018. Ainda de acordo com esse
estudo, a
principal aplicação para os bots hoje é na área de serviço de atendimento ao
cliente, o famoso SAC. Depois aparecem os setores de vendas e apoio a backoffice. Informações do blog Uxeria apontam que cerca de 70% das empresas on-line
fracassam devido a problemas relacionados à usabilidade. Seguindo a mesma linha, a plataforma Think With
Google indicou que 53% dos visitantes de um site via mobile abandonam a navegação caso
a página demore mais de 3 segundos para carregar. Esses números reforçam a
importância de investir na automação por chatbots e focar na sua usabilidade
nos dias de hoje. Descubra nesse artigo
como UX e UI podem ajudar a tornar esse sistema vantajoso e oferecer uma
experiência única aos seus clientes. Por que investir em UX e
UI? User Experience (UX)
significa, em português, experiência do usuário. Ou seja, ela consiste
em oferecer uma boa experiência em todos os pontos de contato de determinada
pessoa com uma marca, empresa, produto ou serviço. Já User Interface (UI)
pode ser traduzido como interface do usuário. Esse termo indica todos os
recursos e elementos que são perceptíveis visualmente em uma ferramenta ou
plataforma. Esses pontos são determinantes para uma interação positiva da
pessoa com o sistema. O UX está preocupado com
a experiência que cada usuário terá com o sistema. Essa pessoa pode ser tanto
um cliente quanto um colaborador da sua empresa no caso de uma automação de
processos internos. O UI, por sua vez, é
responsável por criar a interface e organizar os elementos de modo a tornar
essa experiência o mais positiva possível. Em linhas gerais, cabe ao UI
proporcionar um bom UX. Em mercados cada vez mais
competitivos, as empresas precisam encontrar diferenciais para encantar os seus
clientes. O UX e o UI são dois grandes aliados nesse momento. Ao focar suas estratégias
na experiência do usuário e, consequentemente, na interface dos seus sistemas,
produtos e serviços, as organizações têm mais chances de fidelizar seus
consumidores. Em um momento de tantas
incertezas, facilitar a vida dos clientes por meio da automação, como é o caso
dos chatbots, oferecendo uma experiência única e integrada são pontos
essenciais para manter os consumidores por perto e os resultados da companhia
em dia. Como os chatbots estão
ajudando ultimamente? Com a pandemia do
coronavírus e as mudanças ocorridas no universo dos negócios, mais do que nunca
é necessário investir em novas tecnologias para manter a produtividade em alta. Muitas empresas adotaram
o sistema home office e essa é uma forte tendência a manter-se depois da
pandemia. Nesse cenário, o uso de assistentes virtuais pode ser priorizado
pelas organizações. Como as pessoas não estão
no escritório, adotar assistentes virtuais em setores como TI (Tecnologia da
Informação) e RH (Recursos Humanos), por exemplo, é uma excelente alternativa
para manter a integração entre departamentos. Sem depender da alocação de
profissionais para respostas básicas, como histórico de férias do funcionário
ou suporte de primeiro nível no uso de uma ferramenta. A interação entre setores
de uma empresa e também entre clientes e negócios está mudando. As organizações
precisam entender essas mudanças e adequarem-se a elas. A Transformação Digital
já é uma realidade e a automação de processos por meio dos
chatbots faz parte de tudo isso. Esse é o momento ideal
para as empresas investirem em recursos e sistemas inovadores para deixar os
seus serviços melhores do que os concorrentes, conquistando assim uma
importante vantagem competitiva. Como UX e UI podem
contribuir com os sistemas de chatbots? A adoção das melhores
práticas de UX e UI são essenciais para a experiência dos usuários de um
chatbot. Graças a esses dois conceitos é possível às empresas oferecer a interação perfeita entre
clientes e assistentes virtuais. Isso acontece porque a
plataforma ou serviço que a pessoa está usando é adaptado para resolver o
máximo de problemas possíveis por meio do chatbot. Ao focar em uma
comunicação simples, direta e clara, a empresa proporciona ao cliente uma
experiência positiva. É comum que sistemas de automação por meio de chatbots
tenham dificuldades para entender o problema ou a dúvida do usuário. Isso prejudica a
interação e pode, inclusive, levar o cliente a desistir da compra, além de
passar uma imagem negativa do sistema e, consequentemente, da empresa. O design é outro ponto
que faz toda a diferença na automação por chatbot. Desde o esquema de
cores usado até a forma como os itens são apresentados visualmente contam muito
para uma experiência positiva. UX e UI ajudam os
responsáveis por essa automação a ter um pensamento disruptivo e inovador,
inserindo diferenciais no uso dos chatbots focados no cliente e na facilidade
de uso. Muitas vezes, uma decisão
aparentemente simples no momento de configurar o sistema de chatbot é
determinante para definir toda a experiência do usuário e sua satisfação ou não
ao utilizar esse serviço. Agora que você já sabe a
importância de investir em UX e UI ao pensar em automação por chatbots, agende uma consulta com um dos nossos
profissionais para descobrir como automatizar suas tarefas com as ferramentas
certas.
Postado por
Raiz Fértil em
8 julho, 2020 Obrigado por entrar em contato com a Raiz Fértil, retornamos todos os nossos contatos o mais breve possível dentro do horário comercial. Você será atendido pelo Matheus nosso responsável técnico. Como podemos te ajudar?
Automação por chatbots: por que investir em UX e UI?
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